Os mecanismos de pesquisa ainda são a melhor fonte de tráfego. Além das mídias sociais e de outras plataformas, os mecanismos enviam milhões de visualizações de página.
É por esse motivo que os webmasters se preocupam em melhorar constantemente o SEO de suas páginas. SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade de uma página e afetam seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
Embora existam muitos fatores, tanto na página quanto na técnica, as páginas que usam o WordPress como CMS têm alguma vantagem sobre o resto. Muitos especialistas em SEO apontam que o WordPress é o melhor gerente para posicionar uma página, graças à facilidade em melhorar o SEO.
WordPress e SEO
Apenas usando o WordPress como CMS, você poderá desfrutar de algumas vantagens em SEO. Especialmente quando se trata de SEO On-Page, já que a plataforma permite configurar e gerenciar muitos pontos de maneira simples e rápida.
- Marcação HTML: Embora seja desenvolvido em PHP, o WordPress cria páginas HTML e HTML5 fáceis de ler e classificar para os mecanismos de pesquisa.
- Permalinks: O WordPress tem uma opção de configuração que permite configurar a anatomia dos URLs com um único clique. Isso significa que você pode configurar um URL simples, no qual a palavra-chave e a categoria aparecem, tornando-o “SEO friendly”.
- Tags de cabeçalho: o título da página (H1) é uma das partes mais importantes do SEO na página. Juntamente com o restante das tags de cabeçalho (h2, h3, h4 …), eles ajudam o Google a classificar as informações e ler o conteúdo de maneira estruturada. O WordPress permite que você crie títulos com um único clique, sem a necessidade de escrever código HTML.
- Criação de Conteúdo: O conteúdo é o rei do SEO. Nascido como uma plataforma de blogs, o WordPress oferece algumas das melhores ferramentas para criar conteúdo. Seu editor de conteúdo é muito fácil de usar e possui ótimas opções para gerenciar vídeos e imagens.
- Otimização de imagem: O WordPress também permite adicionar todas as tags e descrições ALT às imagens para posicioná-las facilmente nos mecanismos de pesquisa.
WordPress e a experiência do usuário
Outro dos fatores de SEO mais importantes é a experiência do usuário. O Google concentra-se nesse aspecto há algum tempo quando se trata de posicionar conteúdo e páginas. Fatores como velocidade de carregamento, estrutura da página ou adaptação ao conteúdo móvel são vitais para o SEO.
O WordPress oferece muitas opções para melhorar a experiência do usuário e, novamente, não é necessário ter habilidades de desenvolvimento para desfrutá-las. O CMS possui uma biblioteca com milhões de plugins que melhoram quase todos os aspectos de navegação, criação de conteúdo e acessibilidade.
Na experiência do usuário, o Google concentrou sua atenção nos tempos de carregamento da página. O tempo de carregamento é um dos fatores mais importantes de SEO e, se uma página demorar mais de dois segundos para carregar o conteúdo, seu posicionamento será prejudicado.
O WordPress oferece plugins para melhorar o tempo de carregamento e a velocidade geral da página. Nesse sentido, no repositório de plugins, você encontrará alguns para o cache, outros para carregamento e compactação de imagens e plugins para AMP.
WordPress no celular
O Google lançou a atualização Mobile First em 2018, embora esteja experimentando o posicionamento de conteúdo para celular desde 2016. Essa atualização de seu algoritmo reforça o posicionamento das páginas que funcionam melhor em celulares.
Cada vez mais navegamos nos terminais móveis e menos nos navegadores de desktop, motivo pelo qual muitos mecanismos de pesquisa se concentram no SEO móvel. Nesse ponto, é necessário que as páginas se adaptem bem à navegação do telefone, adaptando não apenas o modelo, mas todo o seu conteúdo.
O WordPress faz isso de forma nativa, já que a maioria de seus modelos é adaptada ao dispositivo móvel, portanto você não precisará fazer um esforço extra para adaptar seu conteúdo.
Integração com redes sociais
As redes sociais têm milhões de usuários. O Facebook, por exemplo, excedeu 2 bilhões de usuários ativos por mês, o que significa que possui uma população maior que a da maioria dos países do mundo.
As redes sociais oferecem uma plataforma de marketing, um espaço no qual as empresas podem exibir seu conteúdo e atrair mais visitas às suas páginas e lojas de eletrônicos.
A mídia social também afeta o SEO. O tráfego social – todas as visitas provenientes de qualquer plataforma social – melhora o posicionamento e é entendido pelos mecanismos de pesquisa como um sinal de que o conteúdo é de qualidade.
O WordPress possui botões sociais que você pode configurar com muita facilidade para que os usuários compartilhem seu conteúdo. Você também pode adicionar um feed de mídia social à sua página e até automatizar o processo de compartilhamento de conteúdo nas redes.
Plugins de SEO
A melhor coisa sobre o WordPress são seus plugins e as opções de personalização que eles oferecem. Mas vai ainda mais longe, já que o WordPress tem alguns dos melhores plugins de SEO que você pode encontrar.
Embora saibamos que os plug-ins de SEO não fazem SEO por conta própria, plug-ins como o All in One SEO Pack e o Yoast SEO permitem gerenciar e melhorar o SEO de cada página. Basta instalá-los e siga as recomendações para melhorias.
A esses plug-ins são adicionados outros, como o Verificador de Link Quebrado, que notifica os links quebrados, o Google XML SiteMaps, que permite criar e carregar SiteMaps em alguns cliques ou o Google Analytics by Monster Insights, que permite vincular sua página a uma conta do Google Analytics .
Integração simples
A integração do WordPress ao Google Analytics ou Search Console é muito simples. Ao usar plug-ins, você nem precisa incluir o código na sua página.
Mas tem mais. O CMS permite a integração com outros produtos e softwares de marketing, SEO e criação de conteúdo. Por exemplo, você pode integrar o WordPress ao G Suite para gerenciar documentos, planilhas e emails, ou pode usar o MailChimp e outros servidores de email.
Com todos esses serviços integrados e funcionando no WordPress, será muito mais fácil trabalhar e posicionar sua página em qualquer mecanismo de pesquisa.