Por que o WordPress é o melhor CMS para SEO?

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Os mecanismos de pesquisa ainda são a melhor fonte de tráfego. Além das mídias sociais e de outras plataformas, os mecanismos enviam milhões de visualizações de página.

É por esse motivo que os webmasters se preocupam em melhorar constantemente o SEO de suas páginas. SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade de uma página e afetam seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Embora existam muitos fatores, tanto na página quanto na técnica, as páginas que usam o WordPress como CMS têm alguma vantagem sobre o resto. Muitos especialistas em SEO apontam que o WordPress é o melhor gerente para posicionar uma página, graças à facilidade em melhorar o SEO.

WordPress e SEO

Apenas usando o WordPress como CMS, você poderá desfrutar de algumas vantagens em SEO. Especialmente quando se trata de SEO On-Page, já que a plataforma permite configurar e gerenciar muitos pontos de maneira simples e rápida.

  • Marcação HTML: Embora seja desenvolvido em PHP, o WordPress cria páginas HTML e HTML5 fáceis de ler e classificar para os mecanismos de pesquisa.
  • Permalinks: O WordPress tem uma opção de configuração que permite configurar a anatomia dos URLs com um único clique. Isso significa que você pode configurar um URL simples, no qual a palavra-chave e a categoria aparecem, tornando-o “SEO friendly”.
  • Tags de cabeçalho: o título da página (H1) é uma das partes mais importantes do SEO na página. Juntamente com o restante das tags de cabeçalho (h2, h3, h4 …), eles ajudam o Google a classificar as informações e ler o conteúdo de maneira estruturada. O WordPress permite que você crie títulos com um único clique, sem a necessidade de escrever código HTML.
  • Criação de Conteúdo: O conteúdo é o rei do SEO. Nascido como uma plataforma de blogs, o WordPress oferece algumas das melhores ferramentas para criar conteúdo. Seu editor de conteúdo é muito fácil de usar e possui ótimas opções para gerenciar vídeos e imagens.
  • Otimização de imagem: O WordPress também permite adicionar todas as tags e descrições ALT às imagens para posicioná-las facilmente nos mecanismos de pesquisa.

WordPress e a experiência do usuário

Outro dos fatores de SEO mais importantes é a experiência do usuário. O Google concentra-se nesse aspecto há algum tempo quando se trata de posicionar conteúdo e páginas. Fatores como velocidade de carregamento, estrutura da página ou adaptação ao conteúdo móvel são vitais para o SEO.

O WordPress oferece muitas opções para melhorar a experiência do usuário e, novamente, não é necessário ter habilidades de desenvolvimento para desfrutá-las. O CMS possui uma biblioteca com milhões de plugins que melhoram quase todos os aspectos de navegação, criação de conteúdo e acessibilidade.

Na experiência do usuário, o Google concentrou sua atenção nos tempos de carregamento da página. O tempo de carregamento é um dos fatores mais importantes de SEO e, se uma página demorar mais de dois segundos para carregar o conteúdo, seu posicionamento será prejudicado.

O WordPress oferece plugins para melhorar o tempo de carregamento e a velocidade geral da página. Nesse sentido, no repositório de plugins, você encontrará alguns para o cache, outros para carregamento e compactação de imagens e plugins para AMP.

WordPress no celular

O Google lançou a atualização Mobile First em 2018, embora esteja experimentando o posicionamento de conteúdo para celular desde 2016. Essa atualização de seu algoritmo reforça o posicionamento das páginas que funcionam melhor em celulares.

Cada vez mais navegamos nos terminais móveis e menos nos navegadores de desktop, motivo pelo qual muitos mecanismos de pesquisa se concentram no SEO móvel. Nesse ponto, é necessário que as páginas se adaptem bem à navegação do telefone, adaptando não apenas o modelo, mas todo o seu conteúdo.

O WordPress faz isso de forma nativa, já que a maioria de seus modelos é adaptada ao dispositivo móvel, portanto você não precisará fazer um esforço extra para adaptar seu conteúdo.

Integração com redes sociais

As redes sociais têm milhões de usuários. O Facebook, por exemplo, excedeu 2 bilhões de usuários ativos por mês, o que significa que possui uma população maior que a da maioria dos países do mundo.

As redes sociais oferecem uma plataforma de marketing, um espaço no qual as empresas podem exibir seu conteúdo e atrair mais visitas às suas páginas e lojas de eletrônicos.

A mídia social também afeta o SEO. O tráfego social – todas as visitas provenientes de qualquer plataforma social – melhora o posicionamento e é entendido pelos mecanismos de pesquisa como um sinal de que o conteúdo é de qualidade.

O WordPress possui botões sociais que você pode configurar com muita facilidade para que os usuários compartilhem seu conteúdo. Você também pode adicionar um feed de mídia social à sua página e até automatizar o processo de compartilhamento de conteúdo nas redes.

Plugins de SEO

A melhor coisa sobre o WordPress são seus plugins e as opções de personalização que eles oferecem. Mas vai ainda mais longe, já que o WordPress tem alguns dos melhores plugins de SEO que você pode encontrar.

Embora saibamos que os plug-ins de SEO não fazem SEO por conta própria, plug-ins como o All in One SEO Pack e o Yoast SEO permitem gerenciar e melhorar o SEO de cada página. Basta instalá-los e siga as recomendações para melhorias.

A esses plug-ins são adicionados outros, como o Verificador de Link Quebrado, que notifica os links quebrados, o Google XML SiteMaps, que permite criar e carregar SiteMaps em alguns cliques ou o Google Analytics by Monster Insights, que permite vincular sua página a uma conta do Google Analytics .

Integração simples

A integração do WordPress ao Google Analytics ou Search Console é muito simples. Ao usar plug-ins, você nem precisa incluir o código na sua página.

Mas tem mais. O CMS permite a integração com outros produtos e softwares de marketing, SEO e criação de conteúdo. Por exemplo, você pode integrar o WordPress ao G Suite para gerenciar documentos, planilhas e emails, ou pode usar o MailChimp e outros servidores de email.

Com todos esses serviços integrados e funcionando no WordPress, será muito mais fácil trabalhar e posicionar sua página em qualquer mecanismo de pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Top
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, como posso ajudar?